Oportunidade ORIFLAME

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Queijo Conservado em Azeite




Estes queijinhos costumam ver-se no supermercado, em frasco minúsculos e a preços exorbitantes (para a quantidade vendida). 



São tão fáceis de fazer e dão uma prenda de Natal, ou não, bem vistosa e  bem bonita. Podem, para o feito, usar frascos que já tenham em casa. Os ingredientes para a marinada são aqueles que à partida qualquer um de nós tem em casa, o mais importante é usar um azeite de boa qualidade, o resto é da imaginação e vontade de cada um. As conjugações são as que quiserem e puderem.

O resultado final é um frasco bonito, cheio de cores, sabores e cheiros. Mnhami. Venha o pão que trato já deste frasco.




Ingredientes:

  • 1 queijo semi-curado (pode ser de cabra, de ovelha, de vaca, ou mistura) cortado em cubos
  • 1 tigela pequena de Azeitonas Descaroçadas
  • 2 raminhos pequenos de Alecrim fresco
  • 2 dentes de Alho
  • 1 colher se sobremesa de Oregãos
  • 1 folha de louro
  • 1 piri-piri seco
  • 1 casca de limão cortada em dois
  • azeite q.b.
  • 1 frasco bem lavado






A preparação é fácil, basta darem largas à imaginação e disporem os ingredientes no frasco.



Comecem com o louro, a casca de limão, e um dos raminhos de alecrim. Deitem metade das azeitonas e metade do queijo, um pouco oregãos, um dos alhos (esmaguem-no com uma faca). Repitam mais uma vez o último passo, mais azeitonas, mais queijo, o outro pedaço da casca de limão, o outro alho, o piri-piri seco, o outro raminho de alecrim, o resto dos oregãos.



Terminem com o azeite, encham o frasco até tudo estar coberto. Guardem no frigorífico pelo menos durante 2 semanas. Se estiverem muito ansiosos por provar podem fazê-lo ao fim de uma semana.




Dica: Como disse, podem usar o que quiserem. Podem usar pimenta rosa, paprika, sementes de cominhos, sementes de coentros, pimenta preta em grão, pimenta da Jamaica, Sálvia, Tomilho fresco, queijo feta, azeitonas verdes, endro, canela em pau, cardamomo, sementes de erva-doce, enfim o que quiserem.

Para oferecer, façam uma linda etiqueta, ponham um laço e fica pronto, um produto gourmet feito em casa. Não há prenda mais saborosa que essa.

Podem mesmo, servir como entrada, ou mesmo levá-lo num, piquenique, quem sabe. O azeite que sobra podem e devem usá-lo noutros pratos. Este está recheado dos aromas de todos os ingredientes que puseram e vai enriquecer o vosso prato.

Como se costuma dizer, "o céu é o limite".

Para conservar os frascos aconselho a guardarem-nos num sitio seco. Se guardarem no frio preparem-se para o azeite solidificar. Ponham-nos no armário da cozinha ou na despensa, onde não apanhe sol directo e esteja protegido de qualquer alteração de temperatura.


Sem comentários:

Enviar um comentário