Oportunidade ORIFLAME

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Queijo de Cabra com Grão Pimenta Rosa

Do livro "Feito em Casa, Conservas", de Dick e James Strawbridge, esta receita, para além de ficar lindíssima num frasco, sabe maravilhosamente bem.
É óptima para dar de presente a alguém, pois conservar-se por muito tempo, e o azeite que sobra pode ser utilizado noutras receitas.

Aproveito para desejar um Feliz Natal, a quem me poderá estar a ler, aí desse lado, suponho que não sejam muitos, não interessa no fundo. Boas Festas.

Comam q.b., riam muito, dêem muito amor, recebam muito amor,recebam algumas prendas claro, qualquer um gosta de ser surpreendido com um mimo. Mas acima de tudo, partilhem o Natal com quem amam. Feliz Natal :)




Ingredientes:
  •  150 gr de queijo de cabra de pasta semi-mole
  • 1 c. de sopa de grão de pimenta rosa
  • 2 c. chá de sementes de funcho
  • 350 ml de azeite extra virgem
  • 75 gr de azeitonas, secas se vierem de salmoura (opcional)





Corte o queijo em pedaços grandes - se começar com queijinhos ainda com casca, corte-os para expor a parte de dentro.
Aqueça a pimenta rosa e o funcho numa frigideira pequena, durante 1-2 minutos; retire do lume assim que deitarem aroma, mas antes de torrarem. Deite o azeite numa tigela, junte as sementes e os grãos quentes e mexa bem.



Coloque o queijo cuidadosamente num frasco de 500 ml, esterilizado, tentando não o esmagar, e junte também as azeitonas, se as usar. Vire o frasco de lado e adicione o azeite com as especiarias. O azeite deve cobrir o queijo - junte mais do que a quantidade inicial se necessário. Ponha a tampa e depois bata com o fundo na mesa, protegida por um ano pano de cozinha, para dissolver as bolhas de ar.

Guarde ao abrigo da luz e do calor durante, pelos menos, 24 horas antes de provar. O queijo conserva-se 2 semanas sem abrir. Depois de aberto, conserve no frigorífico por, no máximo, 10 dias. Tire do frigorifico 1 hora antes de usar e sirva à temperatura ambiente.



Sem comentários:

Enviar um comentário