Oportunidade ORIFLAME

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Bolo de Limão com Mel (Sem açúcar)

Ah comer sem culpa. Tão bom!! 

Já andava com vontade de inventar um bolinho sem açúcar à muito tempo. Tenho andado a pesquisar, por terras lusas e não só, e tinha chegado à conclusão que a grande maioria das receitas sem açúcar tem ingredientes que eu não tenho em casa e que na maior parte das vezes conheço só de ouvir falar, mas desconheço por completo no que consistem e quais os seus benefícios. Tenho no entanto já uma listinha de compras com alguns desses ingredientes que acho bastante interessantes, serão adquiridos com tempo e sem pressas.
Devo avisar-vos que este bolo ficou tão bom, tão bom, que o M. nem o vai provar (hihihi Shame on me). Em minha defesa, não o comi todo sozinha, obviamente.

Vamos lá então, ver como é feito este pedaço bom caminho, sem qualquer culpa.


Ingredientes:

  • 150 gr de Farinha de Trigo
  • 50 gr de Farinha de Côco
  • 150 ml de Mel (Se quiserem mais doce podem por mais quantidade)
  • 1 colher de sobremesa rasa de Fermento em pó
  • 1 colher de sobremesa rasa de Bicarbonato de sódio
  • Raspa de 1 limão
  • Sumo de meio limão (Pus um pouco mais, ainda espremi ligeiramente a outra metade, provem e vejam se está ao vosso gosto)
  • 100 ml de óleo de Girassol
  • 3 ovos (separados)
  • 50 a 80 ml de leite à vossa escolha
  • 1 colher de sopa de sementes de papoila (opcional)

Preparação:

Comecem por ligar aquecer o forno a 180º. 

Num tigela juntem as farinhas, o fermento e o bicarbonato de sódio. Reservem.


Com a ajuda da batedeira batam as claras em castelo e reservem. 

Numa taça juntem o mel, as gemas, o óleo e 50 ml de leite, adicionem no fim o sumo e a raspa do limão, misturem muito bem e comecem a acrescentar os restantes ingredientes secos até terem uma massa homogénea.


Por fim incorporem as claras batidas em castelo, e as sementes de papoila. (Aqui entra o restante leite, se verificarem que a massa está muito densa, juntem o restante leite até a massa ficar do vosso agrado)

Untem com manteiga e polvilhem com farinha, uma forma a gosto. Levem o bolo a cozer por 20 a 30 minutos, ou até verificarem, com um palito, que este já está no ponto.


Bom Apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário