Oportunidade ORIFLAME

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Beringela Alla Parmigiana

Este último Natal pedi, como sempre, livrinhos de culinária ao "Pai Natal", ele trouxe-me alguns, é um querido (Obrigado "Pai Natal" M. Ah ah).


Esta receita que vos trago é de um desses livros, mais precisamente do "Vegetariano Gourmet" de River Cottage.

Gostei bastante, e estou mesmo tentada a fazer a mesma receita mas com courgete, deve ficar igualmente bom. Fica um prato muito rico e cremoso, sendo que, é uma óptima opção para uma entrada (quando se tem muita gente em casa por exemplo), ou mesmo, como uma simples refeição vegetariana.

Enjoy.


Ingredientes:

(Serve  porções)
  •  6 beringelas médias (cerca de  kg)
  • 4 - 5 colheres de sopa de azeite
  • 2 bolas de Mozzarela de Búfala (125 gr cada) em pedaços
  • cerca de 35 gr de queijo parmesão (ou outro com sabor forte)
Para o molho de tomate:

  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 2 cebolas picadas
  • 3 dentes de alho picados
  • 4 latas de 400gr de tomate, grosseiramente picado, com pele e talos removidos
  • 1 folha de louro
  • um pouco de açúcar
  • sal marinho e pimenta moída na hora

Preparação:

Apare as beringelas e corte-as no sentido longitudinal em fatias de 3 a 5 mm. Disponha as fatias em camadas num coador (ou numa rede), polvilhando cada camada com um pouco de sal. Reserve, para que liberte os sucos, durante cerca de uma hora.

Entretanto, prepare o molho de tomate. Aqueça as 2 colheres de azeite num tacho grande e largo, em lume médio. Adicione a cebola e o alho, e deixe refogar suavemente durante cerca de 10 minutos, mexendo ocasionalmente. Junte o tomate e o respectivo sumo, e a folha de louro. Depois de levantar fervura, deixe cozinhar em lume brando, mexendo frequentemente, durante cerca de uma hora, ou até o molho ficar espesso. Tempere bem, com sal e pimenta, e um pouco de açúcar a gosto (adocei com xarope de acér).








Lave rapidamente as fatias de beringela e seque-as com papel de cozinha, ou um pano. Leve uma frigideira grande a lume médio/alto e junte 1 colher de sopa de óleo. Quando o óleo estiver quente, frite uma parte das fatias de beringela durante cerca de 2 minutos de cada lado, até ficarem douradas e tenras. Retire-as da frigideira e reserve. Repita o procedimento com as restantes fatias de beringela, adicionando um pouco mais de óleo à frigideira.

Pré-aqueça o forno a 180º. Disponha um terço das fatias de beringela no fundo de uma assadeira com cerca de 25 x 20 cm e pelo menos 5 cm de profundidade. Cubra com um terço de molho de tomate. Polvilhe o molho com um terço da mozarela e depois espalhe uma fina camada de queijo ralado. Repita o processo com os restantes ingredientes, até completar três camadas.

Leve a assa durante 30 a 40 minutos, até fervilhar e ficar dourada por cima. Sirva com uma boa quantidade de salada verde - e pão, se quiser.

Sem comentários:

Enviar um comentário