Oportunidade ORIFLAME

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Torta de Alfarroba com Recheio de Batata Doce (Sem Açúcar)

Às vezes até me consigo surpreender a mim própria. Esta torta foi uma dessas vezes. Vislumbrei-a numa revista em casa da minha querida sogra, não decorei a receita mas a ideia andou aqui à deriva na minha cabecinha e lá me decidi a fazê-la. E que espectáculo de torta ficou. :D

Experimentem. A sério.




Ingredientes:


Para a torta:


  • 150 gr de Amêndoa Moída
  • 4 ovos
  • 100 gr de Açúcar de Coco (ou Xarope de Agave)
  • 2 Colh. Sopa de Óleo de Girassol (ou óleo de Coco)
  • 3 Colh. Sopa de Farinha de Alfarroba
  • 4 Colh. Sopa de Farinha de Trigo Integral
  • 1 Colh. Sobremesa de Fermento
Para o Recheio:

  • 2 Batatas doces médias em pedaços
  • 100 gr de Açúcar de Coco (ou Xarope de Agave)
  • Leite q.b. (usei de Amêndoa)
Preparação:

Comecem por preparar a torta. Batam ligeiramente os ovos com o açúcar, acrescentem o óleo, misturem, em seguida a amêndoa, restantes farinhas e o fermento, voltem a misturar até obterem uma mistura homogénea.

Forrem um tabuleiro com papel vegetal, não muito grande (senão tiverem um, improvisem como eu, que pus num tabuleiro grande mas forrei de forma a que desse o comprimento certo) e espalhem o preparado anterior. Levem ao forno, previamente aquecido, cerca de 10/15 minutos - atenção a não deixar demasiado tempo senão seca muito e ao tentarem enrolar vai-se partir.

Para o recheio cozam as batatas doces, quando estas estiverem no ponto , retirem a água de cosedura e acrescentem o açúcar, misturem até este derreter. Juntem um pouco de leite e passem as batatas, com a ajuda de uma varinha mágica (ou robot de cozinha) até estas ficarem ficarem reduzidas a um creme aveludado (se necessário acrescentem mais leite para facilitar o processo). Usem este último preparado para rechear a torta - distribuam uma camada pela torta e comecem a enrolar numa das pontas.

Decorem a gosto. Se sobrar algum creme de batata doce podem pôr por cima (como eu fiz), espalhem amêndoas laminadas por cima, alguma fruta (opcional).


Nota: Esta torta pode bem ser um tronco de Natal sem açúcar, basta fazer a dobrar e montarem de forma que pareça um tronco de Natal, depois põem algumas decoração mais natalícias e já está, têm uma sobremesa de fazer vistão.

Se por acaso a massa da torta cozer demais e esta quebrar ao enrolar, não entrem em pânico. Enrolem normalmente, depois usem o resto do creme de batata doce para pôr por cima e ajudar a "colar" a torta, ou então derretam chocolate e barrem por cima - vai fazer o mesmo o efeito, a torta vai ficar linda na mesma. 

Podem, obviamente, fazer esta torta usando açúcar branco (apesar de eu não aconselhar, mas quem sou eu para isso), basta fazerem a substituição.


Sem comentários:

Enviar um comentário